Palestra no ENCOB aborda reaproveitamento de resíduos de ETE em Araruama

Projeto desenvolvido pela Águas de Juturnaíba foi um dos destaques do Comitê Lagos São João no evento

Um projeto que realiza o reaproveitamento de resíduos provenientes da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) de Ponte dos Leites, em Araruama, foi destaque durante o Encontro Nacional de Comitês de Bacia Hidrográfica (ENCOB), em Foz do Iguaçu. O projeto é promovido pela Águas de Juturnaíba, concessionária de abastecimento de água, coleta e tratamento de efluentes, que integra o colegiado do Comitê de Bacia Hidrográfica Lagos São João.

A palestra “Reaproveitamento de resíduos das ETE’s para produção de tijolos e compostagem” foi ministrada pelo coordenador de Operações da Águas de Juturnaíba, Edson Soares, e pelo supervisor de Esgoto da concessionária, Cristiano Saraiva, no dia 23 de agosto, no estande Integração pelas Águas.

O Programa de Aproveitamento de Resíduos Sólidos, realizado na Usina de Compostagem da ETE Ponte dos Leites, compreende um processo de compostagem e produção de tijolos artesanais a partir do lodo, além da fabricação de artesanatos com resíduos de poda.

“Foi gratificante representar a empresa neste programa tão relevante, que atinge graus de conceito não previstos. Começamos em 2019, com simples testes reutilizados em ‘caixa d’águas’, utilizadas como composteiras no pátio da ETE. Posteriormente, realizamos melhorias do teto, revestimento do piso e instalamos placas de identificação da usina. Hoje, de maneira reconhecida, podemos discutir alguns ganhos tangíveis e intangíveis, com a contribuição de demais especialistas. Afirmo que 100% do lodo, juntamente com as podas das Wetlands, são transformados em Biossólido Classe 1 A”, explica Edson Soares.

Também como parte do programa da Águas de Juturnaíba está o projeto social Ecofibras, voltado para alunos com transtorno do espectro autista da rede estadual de ensino, e com turmas de empreendedorismo da região. O foco é o aproveitamento de fibras naturais, provenientes do sistema Wetland da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Ponte dos Leites, e o empreendedorismo sustentável, incorporando iniciativas de alcance social. Os projetos estão alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS 6, 8 e 12) da Organização das Nações Unidas (ONU).

“Sem dúvidas, foi uma troca de conhecimento muito importante. Refletimos e entendemos, através dos questionamentos, sobre o que podemos agregar para que o projeto se estruture de forma a atender mais expectativas. Participar de um evento desse porte e saber que somos pioneiros no tema foi sensacional e grandioso. Aprender e divulgar nossa empresa é uma grande oportunidade”, completa Cristiano Saraiva.