Comitê Lagos São João contribui com exemplos de gestão no ENCOB 2022

Encontro Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas foi realizado em Foz do Iguaçu (PR) com palestras, debates e oficinas

O Comitê de Bacia Hidrográfica Lagos São João (CBHLSJ) contribuiu com diversos exemplos de gestão durante a vigésima quarta edição do Encontro Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas (ENCOB 2022). O evento, que é o maior ligado ao tema dos recursos hídricos no Brasil, ocorreu de 22 a 26 de agosto, em Foz do Iguaçu (PR).

Um dos temas abordados durante a programação foi a recuperação ambiental da Lagoa de Araruama, com debate e exposição de informações aos participantes. Também houve exposição, por parte de membros do CBHLSJ, sobre reciclagem de resíduos da construção civil, reaproveitamento de resíduos provenientes das Estações de Tratamento de Esgoto (ETE’s) e projetos de educação ambiental. Teve ainda uma exposição sobre “Gênero, Água e Saneamento”, abordando a participação das mulheres no Comitê de Bacia.

Um dos destaques foi a palestra conduzida pela diretora do subcomitê do rio São João, Dalva Mansur, no auditório central, sobre o reúso da água na agricultura e na restauração do rio Una. O coordenador das Câmara Técnicas de Saneamento e de Monitoramento das Águas, Arnaldo Villa Nova, participou de um debate na Arena das Águas falando sobre o trabalho do CBHLSJ nas melhorias ambientais da Lagoa de Araruama.

Em um encontro para troca de experiências, o presidente do Comitê Lagos São João, Eduardo Pimenta, se reuniu com membros do Comitê de Bacia Hidrográfica da Baía de Guanabara. A conversa, que teve como tema o gerenciamento, rendeu bons exemplos por parte do CBHLSJ, que é pioneiro no assunto.

“Em virtude do nosso trabalho realizado nos últimos anos, temos experiência e maturidade no tema do gerenciamento costeiro, através da nossa Câmara Técnica e das diversas ações feitas em conjunto com a sociedade. É com prazer que trocamos essa experiência com o Comitê da Baía de Guanabara”, ressaltou Pimenta.

Com o tema “Gestão da água: Responsabilidade de todos”, a 24ª edição do ENCOB abordou tópicos relacionados a Mudanças Climáticas, Eventos Críticos e Resiliência, Uso Racional, Reuso e Inovação, Planejamento, Regulação e Financiamento, Boas Práticas, Gestão Participativa e Engajamento. A delegação do CBHLSJ participou de palestras, debates e oficinas.