CBHMO inaugura escritório regional na APA Macaé de Cima, em Lumiar

Sala é fruto de parceria entre o CILSJ, o CBHMO e o Instituto Estadual do Ambiente, e será utilizada para o Programa de Pagamentos por Serviços Ambientais e Boas Práticas

Foi realizada em julho, na sede da Área de Proteção Ambiental Estadual Macaé de Cima (APAMC), em Lumiar, distrito de Nova Friburgo, a entrega da sala que funcionará como escritório regional do do Comitê de Bacia Hidrográfica dos rios Macaé e das Ostras (CBHMO). O local será a base do Programa de Pagamento por Serviços Ambientais (PSA) e Boas Práticas.

A cerimônia de entrega da sala, que ainda será reformada pelo Comitê, ocorreu no último dia 6 de julho e é fruto de uma parceria entre o Consórcio Intermunicipal Lagos São João (CILSJ) e o Instituto Estadual do Ambiente (INEA), pela gestão da APA Macaé de Cima, com participação do Comitê.

Durante o evento, a secretária executiva do CILSJ, Adriana Saad, informou que a licitação para a reforma da sala já está em andamento.

O Programa PSA e Boas Práticas é um instrumento econômico que segue o princípio “protetor-recebedor”, por meio da recompensa e incentivo dos proprietários rurais pelos serviços ambientais prestados em suas propriedades, que geram benefícios para toda a sociedade. Esse tipo de incentivo melhora a rentabilidade das atividades de proteção e de uso sustentável de recursos naturais. 
Essa estratégia, que já está presente na atuação e nas políticas do INEA, agora também estará disponível para toda Região Hidrográfica dos rios Macaé e das Ostras (RH-VIII), apoiando o desenvolvimento de ações de conservação das águas e florestas. As boas práticas socioeconômicas e ambientais são as ações e projetos que visam a recuperação ambiental e o manejo sustentável da paisagem e dos recursos naturais.

Para a presidente do CBHMO, Kátia Albuquerque, o programa representa um avanço para a proteção dos recursos hídricos, das florestas e da biodiversidade da RH-VIII.

“Com o PSA será possível desenvolver iniciativas de retribuição aos proprietários rurais que favoreçam a conservação, a manutenção, ampliação ou a restauração de benefícios aos ecossistemas da nossa Região Hidrográfica, e isso é maravilhoso”, disse Kátia.

O programa prevê o incentivo e a manutenção de áreas conservadas, valorizando o trabalho dos produtores rurais envolvidos, com a garantia adequada da continuidade das práticas conservacionistas executadas nas propriedades rurais, assim como do acompanhamento das áreas de restauração florestal e recuperação ambiental.

Estiveram presentes no evento a presidente do CBHMO, Kátia Albuquerque, a secretária executiva do CILSJ, Adriana Saad, o Coordenador do GT PSA, Affonso Albuquerque, a chefe da APA Macaé de Cima, Denise Rambaldi, a vice-presidente do CBH Rio Dois Rios, Alessandra Assunção, o secretário de Meio Ambiente de Casimiro de Abreu, Samuel Barreto Neves, membros das diretorias do INEA, representantes da Prefeitura de Nova Friburgo e colaboradores do CILSJ, dentre outros convidados.