Comitê Lagos São João realiza segunda ação de educação ambiental na comunidade de Sobara, em Araruama

Durante a programação foram realizadas atividades com as crianças, incluindo elaboração de brinquedos a partir de materiais reciclados

O Comitê de Bacia Hidrográfica Lagos São João realizou, no último domingo (13), a segunda ação do Programa de Educação Ambiental na Escola Municipal Pastor Alcebíades Ferreira de Mendonça, na comunidade quilombola de Sobara, em Araruama.

Entre os assuntos, foram abordados os impactos dos resíduos sólidos na coleta e tratamento dos efluentes domésticos, e o funcionamento do biossistema que será feito no local, com recursos aprovados pelo Comitê de Bacia.

Durante o evento, foram realizadas atividades com as crianças, incluindo uma Oficina Ecológica com a confecção de brinquedos a partir de materiais reciclados como madeira, papelão e garrafa pet, entre outros. Elas aprenderam formas de reutilizar esses materiais, evitando que eles sejam descartados em locais inadequados, causando problemas para a comunidade.

No local será instalado uma rede coletora e um Biossistema Integrado, composto por biodigestor e lagoa de estabilização com plantas que auxiliam no tratamento dos efluentes, coletados por esta rede. O Programa de Educação Ambiental, desenvolvido pelo Consórcio Intermunicipal Lagos São João, é importante para explicar à população sobre o funcionamento do Biossistema.

O evento foi realizado em parceria com a Prefeitura Municipal de Araruama (PMA), Instituto de Terras do Estado (ITERJ), Instituto Estadual do Ambiente (INEA), Secretaria de Estado do Ambiente (SEAS), Concessionária Águas de Juturnaíba (CAJ), Associação Remanescente do Quilombo de Sobara (ARQSOBARA), Fundo Estadual de Recursos Hídricos (FUNDRHI-RJ) e Instituto de Pesquisas e Educação Para o Desenvolvimento Sustentável (IPEDS).