CBH Macaé realiza obra de instalação de rede de esgoto em bairro de Rio das Ostras

Trabalho será custeado com verba do Fundo Estadual de Recursos Hídricos aprovada pelo Comitê de Bacia

O Comitê de Bacia Hidrográfica dos rios Macaé e das Ostras está realizando os preparativos para a obra de instalação de rede coletora de esgoto no bairro Nova Cidade, em Rio das Ostras. O objetivo é acabar com o lançamento de esgoto sem tratamento no meio ambiente, promovendo saneamento básico para a população.

Orçada no valor de R$ 1.983.965,17, a obra vai gerar empregos diretos e indiretos e será custeada com verba do Fundo Estadual de Recursos Hídricos (FUNDRHI), aprovada pelo Comitê de Bacia, em conformidade com o Plano de Bacia vigente. No mês de março, uma equipe contratada pelo Consórcio Intermunicipal Lagos São João, entidade delegatária de funções de agência de água na região hidrográfica Macaé e das Ostras, esteve no local para a realização do levantamento topográfico.

A nova rede coletora de esgoto terá 1,2 km de extensão e beneficiará cerca de 6 mil moradores do bairro. O trabalho irá proporcionar uma diminuição dos impactos ambientais no lençol freático, além de impactar diretamente na conservação do Canal das Corujas, afluente do Rio das Ostras.

Após a implantação da rede, a execução dos serviços de transporte e tratamento do esgoto será uma atribuição do ente municipal beneficiado com o investimento, ou seja, do Município de Rio das Ostras.