Dragagem será fundamental para melhorias ambientais na Laguna de Araruama, diz Comitê de Bacia

Objetivo é proporcionar uma melhor troca da água da Laguna de Araruama com o mar, colaborando com o meio ambiente, a pesca e o turismo

As obras de dragagem e desassoreamento do Canal Itajuru e trechos da Laguna de Araruama serão fundamentais para melhorias ambientais no ecossistema, de acordo com o Comitê de Bacia Hidrográfica Lagos São João. O trabalho, que foi motivo de diversas solicitações por parte do Comitê, será feito nos próximos meses pelo Governo do Estado. O anúncio do início das obras foi feito em uma solenidade na última quinta-feira (31), na Universidade Veiga de Almeida (UVA), em Cabo Frio.

O presidente o Consórcio Intermunicipal Lagos São João, prefeito de São Pedro da Aldeia Fábio do Pastel, destacou os benefícios que o desassoreamento vai proporcionar para a Laguna de Araruama.

“A dragagem do canal vai beneficiar toda a nossa região, os pescadores, a área turística e muito mais. Eu me lembro quando cheguei em São Pedro da Aldeia, em 94, era uma lagoa bem clarinha e hoje a gente vê a necessidade desse canal ser desassoreado. Essa obra para a gente é uma felicidade muito grande. Muito obrigado a todos que estão envolvidos.” comentou Fábio.

De acordo com o presidente do Comitê de Bacia, Eduardo Pimenta, o trabalho terá impacto positivo na qualidade da água.

“Esse processo de dragagem vai impactar positivamente na qualidade de balneabilidade da Lagoa de Araruama, trazendo novos peixes que vão incrementar a cadeia produtiva pesqueira. Vai impactar positivamente, também, no turismo e no setor imobiliário. É um grande avanço para a nossa região hidrográfica”, considera Pimenta.

O objetivo da dragagem é proporcionar uma melhor troca da água da Laguna de Araruama com o mar. A renovação constante da água melhora os índices de balneabilidade e traz impactos positivos na pesca.

O projeto também inclui 28 pontos de engorda das orlas, com a areia retirada da própria laguna. A engorda aumentará a faixa de areia das praias lagunares, fomentando o setor turístico e aquecendo a economia local.

Ainda durante o evento foi entregue, para a Prolagos, concessionária de distribuição de água e tratamento de esgoto, a licença ambiental para início das obras de construção do cinturão de coleta de esgoto às margens da Rodovia Amaral Peixoto (RJ-106) e no entorno do rio Salgado, em Iguaba Grande.