Comitê Lagos São João realiza coleta de amostras de água em corpos hídricos para análise de qualidade

Programa de Monitoramento do CBHLSJ analisa 29 pontos estratégicos em seis corpos hídricos da RH VI e os resultados podem subsidiar a elaboração de projetos ambientais

O Comitê de Bacia Hidrográfica Lagos São João (CBHLSJ) realizou, neste mês de março, a quarta campanha do Projeto de Monitoramento da Qualidade da Água dos Corpos Hídricos da região. O objetivo foi promover a coleta de amostras para análise de parâmetros físicos, químicos e microbiológicos da qualidade da água.

A saída de campo foi realizada com a equipe da Oceanus, empresa contratada para a execução do projeto. Nesta última campanha do contrato vigente, as amostras de água foram coletadas no Rio São João, no Reservatório de Juturnaíba e na Lagoa de Saquarema. Além de analisar a qualidade da água, a empresa também mediu a vazão e a profundidade dos corpos hídricos. A empresa tem até 30 dias para entregar à contratante o relatório com o resultado das análises.

O projeto, em sua totalidade, contemplou 29 pontos estratégicos de seis corpos hídricos da região: o Rio São João e o Reservatório de Lagoa de Juturnaíba, o Rio Roncador, a Lagoa de Jaconé, a Lagoa de Jacarepiá e a Lagoa de Saquarema.

De acordo com Leonardo Nascimento, analista técnico do Consórcio Intermunicipal Lagos São João (CILSJ), a análise da água é um fator importante para identificação da existência de contaminação em determinado corpo hídrico.

“Um exemplo é o Rio Indaiaçu, que é um afluente do Rio São João. Através das campanhas de coleta, foi possível identificar nesse afluente uma quantidade de nutrientes muito grande, indicando contaminação por esgoto doméstico”, explicou Leonardo.

Ainda de acordo com ele, todos os dados são levados ao Comitê de Bacia, que pode propor soluções, melhorias e projetos.

“Através da identificação desse ponto de contaminação, o Comitê desenvolveu um projeto de saneamento no bairro São Sebastião, em Casimiro de Abreu, que é exatamente a montante, ou seja, logo acima desse ponto do Rio Indaiaçu onde foi identificada essa contaminação”, completou.