CBH Macaé participa de ação pelo Dia Mundial da Água

Evento realizado na Praia de Imbetiba, em Macaé, trouxe alerta sobre a importância do uso consciente dos recursos hídricos

O Comitê de Bacia Hidrográfica dos Rios Macaé e das Ostras (CBH Macaé) participou, na última quarta-feira (22), do evento organizado pela Prefeitura de Macaé em comemoração pelo Dia Mundial da Água.

A programação foi voltada aos estudantes do município, com estandes, oficinas, contação de histórias, passeios de canoa havaiana e apresentações musicais. O evento também contou com a presença dos idosos que fazem parte do Programa Guarda Sênior. O objetivo foi alertar a população sobre a importância da água para a vida e a necessidade de uso racional dos recursos hídricos.

Durante o evento, a analista técnica do Consórcio Intermunicipal Lagos São João (CILSJ), Alice Azevedo, e a estagiária Thayná Alonso, explicaram, de forma lúdica e descontraída, sobre a importância do rio Macaé, do Comitê de Bacia e a atuação do colegiado na gestão das águas. Elas também realizaram a distribuição de ímãs, jogos e material didático para os participantes.

O prefeito de Macaé, Welberth Rezende, esteve presente e falou sobre a importância da ação.

”É um momento de aprendizado e conscientização sobre a preservação dos nossos rios e mares. É incrível ver o entusiasmo das crianças ao aprender sobre a importância da água e como cuidar do nosso planeta”, disse o prefeito macaense.

A aluna Laura Ribeiro, de 9 anos, estudante no Colégio Estadual Municipalizado Coquinho, na Praia Campista, ficou feliz com o que aprendeu no evento.

“Aqui eu aprendi que o lixo deixado na areia das praias, além de poluir o mar e a areia, pode matar os bichinhos. Vou ficar mais atenta para não deixar nenhum lixo quando for à praia”, afirmou.

O evento contou com oficinas sobre Costões Rochosos, Tubarões/Arraias e Tartarugas Marinhas; prática de Canoa Havaiana, mostrando a importância da água na prática esportiva; mesa clínica de saúde bucal, que abordou a reflexão sobre o uso consciente da água durante a escovação dental; equipe da Defesa Civil, com o projeto Verão para Todos; profissionais da BRK Ambiental, empresa de saneamento do município, com oficinas e atividades para as crianças; além de um estande de avaliação física com profissionais da Secretaria de Esportes de Macaé.