CBH Lagos São João terá eleições para Diretoria e Plenária no dia 28 de março

Plenária do Comitê é composta por membros do Poder Público, dos Usuários de Água e da Sociedade Civil

Será realizado no dia 28 de março, presencialmente, o fórum eleitoral para composição dos novos mandatos da Plenária e da Diretoria Colegiada do Comitê de Bacia Hidrográfica Lagos São João (CBHLSJ).

A Plenária do CBHLSJ, que é a instância máxima deliberativa, é constituída por 57 membros, sendo 19 vagas para o Poder Público (uma vaga para cada prefeitura dos 13 municípios compreendidos da área de abrangência do Comitê e seis vagas para os governos Estadual e Federal); 19 vagas para Usuários de Água e 19 vagas para a Sociedade Civil.

A Diretoria Colegiada é formada pelos cargos de Presidente, Vice Presidente, Secretário Geral e quatro Diretores, sendo um de cada Subcomitê. Os cargos da Diretoria pertencem aos representantes eleitos, e não às entidades públicas, privadas ou sociedade civil as quais representam. Entretanto, esses devem estar devidamente vinculados a uma instituição membro do CBHLSJ durante todo o seu mandato. A participação em todas as instâncias do Comitê é voluntária e não remunerada.

Com objetivo de apresentar o divulgar e retirar dúvidas sobre o Edital do Processo Eleitoral, reuniões foram realizadas nas quatro Sub-bacias do Comitê: Lagoa de Araruama, Lagoa de Saquarema, Rio São João e Rio Una. Durante as reuniões, a equipe do Consórcio Intermunicipal Lagos São João (CILSJ) apresentou o edital e esclareceu dúvidas acerca dos procedimentos pra participação no processo eleitoral.

Inscritos para a eleição da Plenária deverão acompanhar as datas e prazos previstos no calendário do Edital Eleitoral divulgado. A formalização das chapas para composição da Diretoria Colegiada será pelo endereço eletrônico processoeleitoral.cbhlsj@gmail.com, com cópia para cbhlagossaojoao@gmail.com, até às 8h do dia 28 de março.

O edital com todas as informações está disponível no site do CBHLSJ: www.cbhlagossaojoao.org.br.