Membros do CBH Macaé participam de Jornada de Capacitação durante o terceiro dia da XXV edição do ENCOB

Evento está sendo realizado no município de Natal, no Rio Grande do Norte

Nesta quarta-feira (23), durante o terceiro dia da XXV edição do Encontro Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas (ENCOB), no município de Natal / RN, o Comitê Macaé participou da Jornada de Capacitação sobre Indicadores de Governança, Adaptação e Desenvolvimento.

A jornada teve como objetivo definir o conceito de governança, adaptação e desenvolvimento, a partir do olhar dos participantes. Foi apresentado o Sistema de Monitoramento da Governança das Águas construído no âmbito da rede do Observatório de Governança das Águas – OGA Brasil. Foi promovida uma discussão sobre como os conselhos de recursos hídricos, comitês de bacias, agências de água e secretarias de estado podem aderir ao monitoramento da governança por meio do Protocolo de Monitoramento da Governança das Águas desenvolvido pelo OGA.

Outros membros do CBH Macaé participaram da Jornada de Capacitação sobre (Edu)comunicação, juventude e mobilização social. Essa jornada teve como objetivo discutir sobre ações de educação e ferramentas de comunicação como estratégias de sensibilização e mobilização social, além da importância da participação da juventude nos espaços de gestão.

Foram abordados os resultados dos Encontros Formativos de Educação Ambiental na Gestão das Águas e marcos legais de referência, tais como a Política Nacional de Educação Ambiental, Resolução CNRH nº 98 / 2009 e Resolução CONAMA nº 422 / 2010, bem como experiências, planos e campanhas de comunicação desenvolvidas pelos comitês de bacias, órgãos gestores de recursos hídricos e outras instituições.