Espécie endêmica da Mata Atlântica é avistada pela 1ª vez no Parque dos Três Picos, em Nova Friburgo

Descoberta ocorreu durante uma vistoria na unidade de conservação

Uma espécie de planta endêmica da Mata Atlântica foi avistada, pela primeira vez, durante uma vistoria realizada pelo núcleo de montanhismo do Parque Estadual dos Três Picos, em Nova Friburgo. A planta, identificada como da espécie Sinningia cochlearis (Gesneriaceae), possui uma coloração vermelha e folhas em tom verde-escuro. O parque está parcialmente inserido na área de atuação do Comitê de Bacia Hidrográfica dos rios Macaé e das Ostras.

A espécie, encontrada a cerca de dois mil metros de altitude, floresce entre os meses de outubro e janeiro. Com ocorrência restrita a apenas duas montanhas no estado do Rio de Janeiro, a espécie foi tema de artigo da revista GloxNews, publicado pela Greater New York Gesneriad Society, em fevereiro deste ano.

Com 65.113,04 hectares de Mata Atlântica, o Parque Estadual dos Três Picos é a maior unidade de conservação do Estado do Rio e abrange parte dos municípios de Teresópolis, Guapimirim, Nova Friburgo, Cachoeiras de Macacu e Silva Jardim. A unidade de conservação foi criada para assegurar a preservação das espécies de fauna e flora remanescentes de Mata Atlântica, além de integrar o corredor ecológico central da Mata Atlântica no Estado do Rio de Janeiro e preservar nascentes e recursos hídricos que abastecem municípios fluminenses.

Fonte: http://www.inea.rj.gov.br