Prezado visitante, informamos que nosso site está passando por atualizações.
Pedimos desculpas por qualquer transtorno. Obrigado pela compreensão.

Dragagem será fundamental para melhorias ambientais na Laguna de Araruama, diz Comitê de Bacia

Objetivo é proporcionar uma melhor troca da água da Laguna de Araruama com o mar, colaborando com o meio ambiente, a pesca e o turismo

As obras de dragagem e desassoreamento do Canal Itajuru e trechos da Laguna de Araruama serão fundamentais para melhorias ambientais no ecossistema, de acordo com o Comitê de Bacia Hidrográfica Lagos São João. O trabalho, que foi motivo de diversas solicitações por parte do Comitê, será feito nos próximos meses pelo Governo do Estado. O anúncio do início das obras foi feito em uma solenidade na última quinta-feira (31), na Universidade Veiga de Almeida (UVA), em Cabo Frio.

O presidente o Consórcio Intermunicipal Lagos São João, prefeito de São Pedro da Aldeia Fábio do Pastel, destacou os benefícios que o desassoreamento vai proporcionar para a Laguna de Araruama.

“A dragagem do canal vai beneficiar toda a nossa região, os pescadores, a área turística e muito mais. Eu me lembro quando cheguei em São Pedro da Aldeia, em 94, era uma lagoa bem clarinha e hoje a gente vê a necessidade desse canal ser desassoreado. Essa obra para a gente é uma felicidade muito grande. Muito obrigado a todos que estão envolvidos.” comentou Fábio.

De acordo com o presidente do Comitê de Bacia, Eduardo Pimenta, o trabalho terá impacto positivo na qualidade da água.

“Esse processo de dragagem vai impactar positivamente na qualidade de balneabilidade da Lagoa de Araruama, trazendo novos peixes que vão incrementar a cadeia produtiva pesqueira. Vai impactar positivamente, também, no turismo e no setor imobiliário. É um grande avanço para a nossa região hidrográfica”, considera Pimenta.

O objetivo da dragagem é proporcionar uma melhor troca da água da Laguna de Araruama com o mar. A renovação constante da água melhora os índices de balneabilidade e traz impactos positivos na pesca.

O projeto também inclui 28 pontos de engorda das orlas, com a areia retirada da própria laguna. A engorda aumentará a faixa de areia das praias lagunares, fomentando o setor turístico e aquecendo a economia local.

Ainda durante o evento foi entregue, para a Prolagos, concessionária de distribuição de água e tratamento de esgoto, a licença ambiental para início das obras de construção do cinturão de coleta de esgoto às margens da Rodovia Amaral Peixoto (RJ-106) e no entorno do rio Salgado, em Iguaba Grande.