Consórcio e Comitê Lagos São João participam de audiência pública em Cabo Frio

Durante o encontro houve debate sobre o sistema de esgotamento sanitário na região

O Consórcio Intermunicipal Lagos São João (CILSJ) e o Comitê de Bacia Hidrográfica Lagos São João (CBHLSJ) participaram, no dia 13 de julho, da audiência pública sobre meio ambiente realizada na Câmara Municipal de Cabo Frio.

Na audiência foram abordados temas referentes ao sistema de captação e tratamento de efluentes, além de empreendimentos imobiliários que estão sendo construídos na região.

Durante a audiência, o analista técnico do CILSJ, Leonardo Nascimento, informou que o CBHLSJ possui diversos projetos de interesse para o município de Cabo Frio, relacionados ao monitoramento de qualidade da água, projetos de saneamento e estatística pesqueira, entre outros.

“Nós atuamos, dentro do Comitê de Bacia Hidrográfica Lagos São João, com a elaboração de projetos, e estamos implementando agora um projeto de estatística pesqueira, para os pescadores artesanais aqui da Lagoa de Araruama. Temos também alguns projetos relacionados ao monitoramento de qualidade da água da região hidrográfica, que são projetos voltados, inclusive, para um monitoramento de cianobactérias, vírus entéricos e outras substâncias que possam estar afetando tanto a fauna local quanto a qualidade de vida de todos os moradores”, afirmou Leonardo Nascimento.

Ele explicou sobre um projeto do CBHLSJ que vai colaborar para melhorias ambientais na Praia do Siqueira, em Cabo Frio.

“Um dos projetos que estamos implementando agora é de saneamento na Praia do Siqueira. Foi contratada uma empresa, através de destinação de recursos do CBHLSJ, que vai elaborar um projeto básico executivo, para que depois possa ser feita uma obra de extensão de rede naquele local. O Comitê, já de longa data, vem trabalhando com aplicação de recursos, provenientes do Fundo Estadual de Recursos Hídricos (FUNDRHI), em projetos de saneamento básico em todas as cidades que abrangem a área de atuação”, disse ainda Leonardo, acompanhado da analista técnica Jéssica Berbat.