Comitê Lagos São João realiza segundo dia de coleta de amostras de água, para análise de qualidade

O Comitê de Bacia Hidrográfica Lagos São João (CBHLSJ), através do trabalho desenvolvido pelo Centro de Biologia Experimental Oceanus, realizou nesta terça-feira (28), o segundo dia de coletas de amostras de água. As coletas foram realizadas no Rio São João e Foz do Indaiaçu, nos municípios de Cabo Frio e Casimiro de Abreu.

Os técnicos da empresa Oceanus utilizaram um barco para acessar outros pontos de coleta e o trabalho foi supervisionado pelo analista técnico do Consórcio Intermunicipal Lagos São João (CILSJ), Leonardo Nascimento. Durante o trabalho, a equipe também realizou a medição de vazão e utilizou um equipamento chamado Disco de Secchi, que serve para medir a transparência da água. O objetivo da ação foi promover a coleta de amostras para análise de parâmetros físicos, químicos e microbiológicos da qualidade da água.

Nesta quinta-feira (30), será a vez do Rio Roncador, em Saquarema, e na próxima segunda-feira (04), estão previstas coletas nas Lagoas de Saquarema, Jaconé e Jacarepiá.

Os resultados do monitoramento são apresentados semestralmente nas reuniões da Câmara Técnica de Monitoramento do CBHLSJ e é através destes resultados que os membros do Comitê descobrem as áreas que necessitam de mais investimentos visando a melhoria da qualidade da água. Os relatórios são disponibilizados no site do Comitê (http://cbhlagossaojoao.org.br/).