Comitê Lagos São João realiza coleta de amostras de água, para análise de qualidade

Resultados do monitoramento são apresentados semestralmente nas reuniões da Câmara Técnica de Monitoramento do CBHLSJ

Nesta segunda-feira (27), o Comitê de Bacia Hidrográfica Lagos São João (CBHLSJ), através do trabalho desenvolvido pelo Centro de Biologia Experimental Oceanus, realizou as coletas de amostras de água na Lagoa de Juturnaíba e nos rios Capivari, Bacaxá, São João e Indaiaçu, nos municípios de Araruama, Casimiro de Abreu e Silva Jardim.

O Projeto de Monitoramento da Qualidade da Água dos Corpos Hídricos do CBHLSJ tem objetivo de promover coleta de amostras para análise de parâmetros físicos, químicos e microbiológicos da qualidade da água.

A análise da água foi feita no próprio local pelos técnicos da Oceanus, mas eles também realizarão uma análise laboratorial. Além da coleta da água, os técnicos realizaram a medição de vazão nos pontos indicados nos relatórios.

Os analistas técnicos do Consórcio Intermunicipal Lagos São João (CILSJ), Aline Ribeiro e Leonardo Nascimento, acompanharam o trabalho da empresa e destacaram que esse monitoramento é crucial para que o CBHLSJ tenha conhecimento das áreas que necessitam de mais investimentos visando a melhoria da qualidade da água.

Os resultados do monitoramento são apresentados semestralmente nas reuniões da Câmara Técnica de Monitoramento do CBHLSJ, e os relatórios são disponibilizados no site do Comitê (http://cbhlagossaojoao.org.br/).