CBH Lagos São João realiza visita técnica para avaliar condições dos corpos hídricos no município de Rio Bonito

Durante a visita também foram discutidas alternativas de saneamento para as comunidades locais ‌

O Comitê de Bacia Hidrográfica Lagos São João (CBHLSJ) realizou, em agosto, uma visita técnica no município de Rio Bonito, com objetivo de avaliar as condições dos corpos hídricos e verificar questões relacionadas ao saneamento.

‌O secretário de Meio Ambiente de Rio Bonito, Murilo Balbino, que esteve presente durante a visita, destacou a importância de investimentos e ações na Bacia do Rio Bacaxá, visando a melhoria da qualidade da água neste corpo hídrico, pois o mesmo deságua no Reservatório de Juturnaíba, manancial que abastece a maioria dos municípios da RH VI.

‌“Proteger esse manancial é proteger a segurança hídrica da população. A gente faz esse trabalho para unir esforços, ampliar a percepção de todo o sistema e fazer com que esse nosso papel do Comitê de Bacia vá além dos limites geográficos de cada município. Devemos pensar como um organismo vivo que é a Bacia Hidrográfica”, disse o secretário.

‌Segundo o coordenador da Câmara Técnica de Obras, Saneamento e Drenagem Urbana, Arnaldo Villa Nova, um dos principais objetivos da visita foi tentar identificar o que pode estar comprometendo o manancial e verificar se essa poluição pode estar chegando na Região dos Lagos.

‌“Precisamos realizar um monitoramento para identificar até que ponto aquela poluição pode estar comprometendo o Rio Bacaxá. Precisamos ver se essa poluição está sendo depurada pelo próprio rio, ou se está chegando na região”, disse Arnaldo.

‌Também estiveram presentes na visita a secretária-executiva do Consórcio Intermunicipal Lagos São João (CILSJ), Raquel Trevizam, e os analistas técnicos do CILSJ Leonardo Nascimento e Aline Ribeiro.