Prezado visitante, informamos que nosso site está passando por atualizações.
Pedimos desculpas por qualquer transtorno. Obrigado pela compreensão.

CBH Lagos São João realiza visita técnica para avaliar condições dos corpos hídricos no município de Rio Bonito

Durante a visita também foram discutidas alternativas de saneamento para as comunidades locais ‌

O Comitê de Bacia Hidrográfica Lagos São João (CBHLSJ) realizou, em agosto, uma visita técnica no município de Rio Bonito, com objetivo de avaliar as condições dos corpos hídricos e verificar questões relacionadas ao saneamento.

‌O secretário de Meio Ambiente de Rio Bonito, Murilo Balbino, que esteve presente durante a visita, destacou a importância de investimentos e ações na Bacia do Rio Bacaxá, visando a melhoria da qualidade da água neste corpo hídrico, pois o mesmo deságua no Reservatório de Juturnaíba, manancial que abastece a maioria dos municípios da RH VI.

‌“Proteger esse manancial é proteger a segurança hídrica da população. A gente faz esse trabalho para unir esforços, ampliar a percepção de todo o sistema e fazer com que esse nosso papel do Comitê de Bacia vá além dos limites geográficos de cada município. Devemos pensar como um organismo vivo que é a Bacia Hidrográfica”, disse o secretário.

‌Segundo o coordenador da Câmara Técnica de Obras, Saneamento e Drenagem Urbana, Arnaldo Villa Nova, um dos principais objetivos da visita foi tentar identificar o que pode estar comprometendo o manancial e verificar se essa poluição pode estar chegando na Região dos Lagos.

‌“Precisamos realizar um monitoramento para identificar até que ponto aquela poluição pode estar comprometendo o Rio Bacaxá. Precisamos ver se essa poluição está sendo depurada pelo próprio rio, ou se está chegando na região”, disse Arnaldo.

‌Também estiveram presentes na visita a secretária-executiva do Consórcio Intermunicipal Lagos São João (CILSJ), Raquel Trevizam, e os analistas técnicos do CILSJ Leonardo Nascimento e Aline Ribeiro.