Mais uma etapa foi superada para a instalação da rede coletora e do biossistema para tratamento de efluentes no Quilombo do Sítio Benfica, na localidade Sobara, em Araruama. O projeto promovido pelo Comitê de Bacia Hidrográfica Lagos São João (CBHLSJ), por meio do Consórcio Intermunicipal Lagos São João (CILSJ), recebeu da Prefeitura Municipal de Araruama a licença ambiental para instalação e operação do sistema.
Após a emissão da licença, foi realizada uma reunião de representantes do CILSJ com a Superintendência Regional do INEA, no último dia 31, em Araruama, para avaliação das condicionantes estabelecidas pela licença, discutindo temas como a outorga pelo uso da água.
Segundo a coordenadora de projetos do CILSJ, Marianna Cavalcante, durante o encontro foram abordadas alternativas para o reuso dos efluentes captados pelo biossistema.
“Avaliamos alternativas tecnológicas e possíveis soluções para o reuso dos efluentes. Ou seja, nós conseguiríamos não só solucionar uma questão de saneamento da localidade, tratando o esgoto, como também eles teriam ali uma fonte de água para a rega de frutíferas e umidificação de vias”, explicou Marianna.
Ainda de acordo com ela, essa proposta representa um avanço inovador para o saneamento na região.
“Incorporando a reutilização do efluente no projeto, vamos conseguir implantar um sistema inovador, sustentável e com um benefício social sobre diferentes aspectos”, disse ainda a coordenadora de projetos do CILSJ.
Além do sistema de tratamento de esgoto por biodigestor, o projeto contempla também um programa de educação ambiental com a comunidade. As atividades visam que as crianças e jovens aprendam, de forma lúdica, sobre a importância do saneamento básico e dos cuidados com o meio ambiente.
Também estiveram presentes na reunião o analista técnico do CILSJ, Leonardo Nascimento, o coordenador técnico do INEA, Carlos Henrique Teles Tibao, e o chefe de serviço da Superintendência Regional, Valdemir Dias da Silva.