Prezado visitante, informamos que nosso site está passando por atualizações.
Pedimos desculpas por qualquer transtorno. Obrigado pela compreensão.

Biossistema para tratamento de esgoto no Quilombo de Sobara em Araruama recebe licença de instalação

Ação do Comitê de Bacia e do Consórcio Lagos São João vai levar saneamento para o Quilombo de Sobara, na região rural de Araruama

Mais uma etapa foi superada para a instalação da rede coletora e do biossistema para tratamento de efluentes no Quilombo do Sítio Benfica, na localidade Sobara, em Araruama. O projeto promovido pelo Comitê de Bacia Hidrográfica Lagos São João (CBHLSJ), por meio do Consórcio Intermunicipal Lagos São João (CILSJ), recebeu da Prefeitura Municipal de Araruama a licença ambiental para instalação e operação do sistema.

Após a emissão da licença, foi realizada uma reunião de representantes do CILSJ com a Superintendência Regional do INEA, no último dia 31, em Araruama, para avaliação das condicionantes estabelecidas pela licença, discutindo temas como a outorga pelo uso da água.

Segundo a coordenadora de projetos do CILSJ, Marianna Cavalcante, durante o encontro foram abordadas alternativas para o reuso dos efluentes captados pelo biossistema.

“Avaliamos alternativas tecnológicas e possíveis soluções para o reuso dos efluentes. Ou seja, nós conseguiríamos não só solucionar uma questão de saneamento da localidade, tratando o esgoto, como também eles teriam ali uma fonte de água para a rega de frutíferas e umidificação de vias”, explicou Marianna.

Ainda de acordo com ela, essa proposta representa um avanço inovador para o saneamento na região.

“Incorporando a reutilização do efluente no projeto, vamos conseguir implantar um sistema inovador, sustentável e com um benefício social sobre diferentes aspectos”, disse ainda a coordenadora de projetos do CILSJ.

Além do sistema de tratamento de esgoto por biodigestor, o projeto contempla também um programa de educação ambiental com a comunidade. As atividades visam que as crianças e jovens aprendam, de forma lúdica, sobre a importância do saneamento básico e dos cuidados com o meio ambiente.

Também estiveram presentes na reunião o analista técnico do CILSJ, Leonardo Nascimento, o coordenador técnico do INEA, Carlos Henrique Teles Tibao, e o chefe de serviço da Superintendência Regional, Valdemir Dias da Silva.