Evento na Semana do Meio Ambiente promove conhecimento para estudantes e moradores de Macaé

Representantes do Comitê de Bacia Hidrográfica dos rios Macaé e das Ostras participaram da atividade promovida pela Prefeitura macaense

Um encontro com diversas atividades colaborou para a promoção de conhecimentos sobre a natureza para estudantes e moradores de Macaé, durante a programação da Semana do Meio Ambiente. A programação, organizada pela Prefeitura de Macaé, contou com a participação do Comitê de Bacia Hidrográfica dos rios Macaé e das Ostras (CBH Macaé).

As atividades foram realizadas no dia 6 de junho, na Lagoa Imboassica, com estandes, oficinas, contação de histórias, trilha urbana da Lagoa, que inclusive foi inaugurada no evento e está aberta à visitação, passeios de canoa havaiana e apresentações musicais. O objetivo foi sensibilizar a população sobre a importância da conservação dos recursos hídricos e da biodiversidade para garantir o equilíbrio dos ecossistemas e do planeta.

Durante o evento, a analista técnica do Consórcio Intermunicipal Lagos São João (CILSJ), Alice Azevedo, e o estagiário Rafael Monteiro, representando o CBH Macaé, explicaram sobre a importância do rio Macaé, do Comitê de Bacia e a atuação do colegiado na gestão das águas. Eles também realizaram a distribuição de ímãs, jogos e material didático para os participantes.

Para a secretária de Ambiente e Sustentabilidade de Macaé, Isaura Sales, a ação superou as expectativas.

“A educação ambiental tem que ser participativa. Estamos trabalhando para que os jovens de hoje possam garantir um ambiente mais saudável para as futuras gerações. Temos um calendário de datas comemorativas ambientais e a nossa proposta é transformar esses momentos em vivências. Temos belas áreas ambientais na cidade e na serra, então iremos distribuir estas ações por diversos locais do município”, disse ela.

A representante do grupo de canoagem Macaé Hoe, Márcia Loureiro, lembra que a conservação dos corpos hídricos é fundamental também para as práticas esportivas e de lazer.

“Além de garantir um passeio divertido e a prática da atividade física aos jovens, nós também alertamos sobre a conservação do meio ambiente e da importância de proteger as lagoas, mares, rios e sua faixa marginal”, alertou.

O evento contou com a participação do Instituto de Biodiversidade e Sustentabilidade da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Nupem/UFRJ), através de cinco projetos dos professores Rodrigo Lemes, Vinícius Albano e Maurício Molisani. Durante as atividades, os jovens fizeram trilha, aprenderam sobre tartarugas, insetos, rios, sobre a Lagoa Imboassica e sobre reciclagem de lixo.

O estudante Kaue de Souza, de 11 anos, aluno do 9º ano do Ensino Fundamental do Colégio Estadual Municipalizado Polivalente Anísio Teixeira, ficou feliz com o que aprendeu no evento.

“Gostei muito da trilha e das conversas sobre o que devemos fazer com o lixo, para ninguém jogar no chão e nem nas praias, porque isso pode até matar animais, como as tartarugas”, exemplificou Kaue.