O distanciamento e as mudanças ocorridas nos últimos meses têm sido desafiadores para a rotina de trabalho. No caso do Comitê de Bacia Hidrográfica Lagos São João e do Comitê de Bacia Hidrográfica dos rios Macaé e das Ostras, que têm como entidade delegatária o Consórcio Intermunicipal Lagos São João, as mudanças foram enfrentadas com todas as adaptações necessárias.
Um ponto importante para a continuidade do trabalho é a proatividade do Consórcio, que buscou alternativas para manter a agenda de reuniões em andamento, respaldando os Comitês de forma administrativa, técnica e jurídica neste período.
Os Comitês de Bacia são órgãos colegiados e fazem parte de um sistema para gestão da água na bacia hidrográfica. A entidade delegatária é a parte do sistema responsável pela execução dos projetos aprovados pelo Comitê.
Para a secretária executiva do Consórcio Lagos São João, Adriana Saad, é papel da entidade delegatária propor soluções ao Comitê para a gestão da crise atual.
– Consideramos muito importante manter o ritmo de trabalho neste momento. Fizemos de tudo para que o trabalho do Comitê não tivesse nenhum prejuízo e conseguimos sempre encontrar as soluções necessárias. A roda não parou de girar em nenhum momento – destaca Adriana Saad.