Prezado visitante, informamos que nosso site está passando por atualizações.
Pedimos desculpas por qualquer transtorno. Obrigado pela compreensão.

Projeto do Comitê Lagos São João recebe selo de qualidade em premiação estadual

Selo Prosegh é um certificado criado para destacar projetos voltados à segurança hídrica do Estado do Rio

O Comitê de Bacia Hidrográfica Lagos São João (CBHLSJ) recebeu, nesta terça-feira (11), o Selo do Programa Estadual de Segurança Hídrica (Prosegh), um certificado de qualidade que foi concedido ao Projeto de Revisão e Complementação do Plano de Recursos Hídricos da Região Hidrográfica Lagos São João (RH VI).

A premiação ocorreu durante o evento Sanea Rio 2023, no Iate Clube do Rio de Janeiro. O Comitê Lagos São João foi representado pelos membros Dalva Mansur e Arnaldo Villa Nova, a pedido do presidente Eduardo Pimenta, que não pode estar presente. Eles receberam a premiação das mãos do secretário de Estado do Ambiente e vice-governador Thiago Pampolha.

“Esse prêmio é uma conquista muito importante e estendida à todos os membros do nosso Comitê. Ficamos muito felizes em receber esse certificado, que reconhece a importância do nosso trabalho”, disse o presidente do CBHLSJ, Eduardo Pimenta.

O analista técnico do Consórcio Intermunicipal Lagos São João (CILSJ), Leonardo Nascimento, que também esteve presente no evento, ressaltou que a premiação destaca a qualidade do serviço prestado pelo CILSJ como entidade delegatária do CBHLSJ.

“O Projeto de Revisão e Complementação do Plano de Recursos Hídricos da Região Hidrográfica Lagos São João, elaborado pela equipe técnica do CILSJ, é de extrema importância para a gestão dos recursos hídricos, pois direciona de forma planejada as ações voltadas à melhoria da qualidade da água e disponibilidade hídrica na região em horizonte de planejamento de 15 anos”, disse Leonardo, destacando que, nesta premiação, foram selecionados os projetos que atingiram cinco estrelas, ou seja, a nota máxima na avaliação do Programa.

O secretário e vice-governador Thiago Pampolha ressaltou a importância dos projetos contemplados.

“É gratificante reconhecer que, em cada um desses projetos, existem parcerias importantes para a melhoria constante dos serviços de abastecimento de água e esgoto no estado. Através do selo Prosegh, reforçamos nosso compromisso com estratégias integradas que visam preservar nossos preciosos recursos hídricos. Que esse reconhecimento seja uma fonte de inspiração, motivação e energia para o surgimento de ainda mais iniciativas em prol da segurança hídrica”, afirmou.

O Programa Estadual de Segurança Hídrica (Prosegh) é um instrumento de organização de ações e projetos voltados para a garantia da Segurança Hídrica no Estado do Rio de Janeiro. O objetivo é estabelecer ações públicas para diminuir a vulnerabilidade hídrica e assegurar a disponibilidade de água, em quantidade e qualidade, para as necessidades humanas, ambientais e econômicas.