Prezado visitante, informamos que nosso site está passando por atualizações.
Pedimos desculpas por qualquer transtorno. Obrigado pela compreensão.

Prefeitos e autoridades ambientais se unem em busca de melhorias para Lagoa de Araruama

Reunião na SEAS debate dragagem, ampliação do cinturão e melhorias na estação de tratamento de esgoto

Uma reunião realizada nesta segunda-feira (31), na sede da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (SEAS), reuniu importantes autoridades para discutir a implementação de ações de recuperação e conservação da Lagoa de Araruama. O encontro contou com a participação do Secretário de Estado de Meio Ambiente, Bernardo Rossi; do presidente do Instituto Estadual do Ambiente (INEA), Renato Jordão; do presidente da Agência Reguladora de Energia e Saneamento Básico do Estado do Rio de Janeiro (AGENERSA), Rafael Menezes; do presidente da Prolagos, Sinval Andrade; além do presidente do Consórcio Intermunicipal Lagos São João (CILSJ) e prefeito de Iguaba Grande, Fábio Costa; dos prefeitos de Cabo Frio, Dr. Serginho; de São Pedro da Aldeia, Fábio do Pastel; e do Secretário de Meio Ambiente de Arraial do Cabo, Jorge Oliveira.

Também estiveram presentes a secretária executiva do CILSJ, Adriana Saad; e o superintendente do INEA na Região dos Lagos, Valdemir Dias. Dentre as principais medidas debatidas estão a conclusão de sete pontos do cinturão de proteção da Lagoa, a dragagem da Praia do Siqueira, em Cabo Frio, e de outros trechos da Lagoa de Araruama, além da realização de reformas na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) de Iguaba Grande.

Para o Secretário de Estado de Meio Ambiente, Bernardo Rossi, a iniciativa ganha força pelo empenho conjunto das lideranças municipais.

“O diferencial dessa ação é a união dos prefeitos, lutando pelo mesmo objetivo, sem vaidades ou interesses individuais. Isso é muito bacana, pois todos estão juntos, sem medir esforços, para resolver a situação”, destacou.

As medidas discutidas na reunião visam aprimorar a qualidade da água e garantir a sustentabilidade desse ecossistema, fundamental para o turismo, a pesca e a economia local.