O Comitê de Bacia Hidrográfica Lagos São João (CBHLSJ) tem se destacado no Programa de Mentoria em Educação Ambiental, uma iniciativa coordenada pelo Instituto Estadual do Ambiente (INEA) e executada pela empresa Saberes, com supervisão da Gerência de Educação Ambiental (Geam). O programa, que visa apoiar os Comitês de Bacia Hidrográfica do Estado do Rio de Janeiro na promoção da gestão sustentável dos recursos hídricos, já trouxe resultados expressivos para a Região Hidrográfica VI.
Iniciado com um diagnóstico das ações e projetos dos Comitês em dezembro do ano passado, o programa avançou em julho deste ano com oficinas presenciais. A primeira delas foi realizada em Cabo Frio, reunindo membros do CBHLSJ, entidades delegatárias e a sociedade local para discutir os resultados do diagnóstico e os próximos passos na educação ambiental. Durante o evento, os participantes assistiram a uma palestra sobre a legislação ambiental vigente e trocaram experiências sobre os desafios na área de educação ambiental.
O CBHLSJ continua a desenvolver seus projetos por meio de mentorias online, focando em duas importantes iniciativas: o novo formato do Fórum da Juventude, que será mais técnico e científico, com espaço para jovens pesquisadores apresentarem seus trabalhos, e o Programa de Educação Ambiental do Comitê, que abrange capacitação em gestão de recursos hídricos e atividades diversificadas em educação ambiental.
Essas ações reforçam a importância da participação comunitária e a disseminação de conhecimento técnico para a conservação dos recursos hídricos, fortalecendo a rede de Educação Ambiental em todo o estado.