O Comitê de Bacia Hidrográfica Lagos São João (CBHLSJ) realizou, na quarta-feira (26), a 2ª Oficina de Participação Social para a Revisão do Plano de Recursos Hídricos da região. O evento foi no auditório do Colégio Professora Vera Lucia Pereira Coelho (CEPM), no município de Silva Jardim/RJ.
A Oficina foi conduzida pelo professor Fernando Meirelles, doutor em Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental, e integrante da empresa Água e Solo, contratada para a Revisão do Plano.
Após a apresentação dos resultados do diagnóstico ambiental da RH VI , foi realizada uma dinâmica de grupo com a proposta de possibilitar a busca por soluções para os problemas ambientais enfrentados em uma bacia hidrográfica.
“A dinâmica é um excelente meio de reforçar o trabalho que estamos fazendo. A partir de uma bacia hidrográfica fictícia, os grupos tomaram decisões, fazendo o diagnóstico para construir um plano bem consistente”, explicou o professor Fernando Meirelles.
A revisão do Plano possibilitará o gerenciamento dos recursos hídricos a curto, médio e longo prazo, contemplando estudos e diretrizes para a proteção e conservação dos corpos hídricos, como o Rio São João, o Rio Una, o Reservatório de Juturnaíba e as Lagoas de Araruama e de Saquarema, entre outros. Outras sete consultas públicas serão realizadas para o aperfeiçoamento do Plano.
Na ocasião, a secretária executiva do CILSJ, Raquel Trevizam, e o presidente do CBHLSJ, Eduardo Pimenta, entregaram à secretária de Meio Ambiente de Silva Jardim, Gabriela Figueiredo, o projeto de saneamento do bairro Caxito, e o Estudo de Áreas Suscetíveis a Inundação no município.
“Esses projetos são muito importantes e irão proporcionar uma melhoria significativa para a qualidade de vida da população de Silva Jardim. Agradecemos ao Comitê de Bacia e ao Consórcio Lagos São João por essa importante parceria”, disse a secretária de Meio Ambiente silvajardinense.