Prezado visitante, informamos que nosso site está passando por atualizações.
Pedimos desculpas por qualquer transtorno. Obrigado pela compreensão.

Comitê Lagos São João promove nova visita técnica aos alunos do Curso de Gestão de Recursos

Alunos foram a campo conhecer a Estação de Tratamento de Esgoto Ponte dos Leites e a obra de esgotamento sanitário em Arraial

O Comitê de Bacia Hidrográfica Lagos São João (CBHLSJ) levou os alunos do Curso de Gestão de Recursos para uma visita técnica, na última sexta-feira (23), à Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Ponte dos Leites, da concessionária Águas de Juturnaíba (CAJ), em Araruama.

A visita na CAJ foi guiada pelo Analista, Pedro Niajr, que explicou todo o funcionamento do local que dispõe de uma usina de aproveitamento de resíduos, além de espaço destinado para projetos socioambientais. A estação possui capacidade para tratar até 220 litros de esgoto por segundo, podendo atender até 144 mil habitantes.

Além da ETE, os participantes também puderam conhecer o local onde está sendo realizada a obra de esgotamento sanitário do município de Monte Alto, em Arraial do Cabo, com recursos do CBHLSJ, por empresa contratada pelo Consórcio Intermunicipal Lagos São João (CILSJ). O objetivo das visitas foi mostrar sistemas de esgotamento sanitário na região, e como o CBHLSJ atua em parceria com as concessionárias locais.

De acordo com a analista técnica do CILSJ, Aline Ribeiro, essa obra já estava sendo aguardada pela população por anos.

“Sabemos que toda obra gera transtornos para os moradores, como barulho, poeira e interdições, mas, em Monte Alto, todos receberam muito bem a equipe e têm sido compreensivos, pois aguardavam essa obra há bastante tempo. É muito gratificante ver esse objetivo sendo alcançado”, comentou Aline.

Para a bióloga e aluna do curso, Flávia Machado, as aulas estão sendo muito bem conduzidas e proporcionado oportunidades práticas.

“É muito bom ver que todos estão empolgados com o curso, as aulas são de grande aprendizado e uma experiência que não fica só em sala, não fica só no papel, a gente tem essa oportunidade de vir a campo, conhecer de perto tudo que é absorvido nas aulas” destacou Flávia.