Com o objetivo de buscar informações para o processo de atualização do Plano de Recursos Hídricos, o Comitê de Bacia Hidrográfica Lagos São João (CBHLSJ), realizou uma visita técnica, na última semana de julho, para avaliar as condições de corpos hídricos e dos canais de drenagem da área urbana dos municípios de Rio das Ostras e Casimiro de Abreu.
De acordo com o analista técnico do Consórcio Intermunicipal Lagos São João (CILSJ), Leonardo Nascimento, foi possível observar no Canal do Medeiros, em Rio das Ostras, um grande aporte de nutrientes na água perceptível não só pela proliferação da vegetação no leito do canal, mas pelas características físicas como coloração da água e forte odor.
O representante da Associação Livre dos Aquicultores das Águas do São João (ALA), membro do Comitê e morador local, Jorge Mello, também acompanhou a visita. Ele destacou que os transbordamentos do canal, em épocas de fortes chuvas, ocasionam inundações nos bairros próximos e oferecem riscos associados à saúde pública, já que o canal pode estar recebendo esgoto in natura.
Ainda de acordo com o analista técnico do CILSJ, o Canal segue para o baixo curso do Rio São João, onde existe grande demanda de uso da água para pesca, e práticas esportivas e recreativas que podem ser afetadas pela qualidade da água, sobretudo na localidade de Beira-Rio, e nas praias do Abricó e Prainha, em Barra de São João.
Também estiveram presentes na visita o professor e doutor em Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental, Fernando Meirelles, e a engenheira ambiental, Larissa Soares, representantes da empresa Água e Solo, contratada para execução da Revisão do Plano de Recursos Hídricos.
Um dos principais objetivos da Revisão Plano é possibilitar o gerenciamento dos recursos hídricos a curto, médio e longo prazo, contemplando estudos e diretrizes para a proteção e conservação dos corpos hídricos, como o Rio São João, o Rio Una, o Reservatório de Juturnaíba e as Lagoas de Araruama e de Saquarema, entre outros.