CBHLSJ acompanha vistoria da Comissão de Meio Ambiente da Alerj após denúncias em Saquarema

Vistorias apuraram diversas denúncias, como de vazamento de chorume, desmatamento e uso irregular do solo, entre outras

Representantes do Comitê de Bacia Hidrográfica Lagos São João (CBHLSJ) acompanharam, na última quarta-feira (19), três ações de vistoria no município de Saquarema. O objetivo foi averiguar as denúncias recebidas sobre vazamento de chorume, desmatamento e uso irregular do solo, entre outras.

A vistoria foi realizada pela Comissão de Defesa do Meio Ambiente (CDMA) da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), com a presença e apoio do coordenador Gerardh Sardo e do presidente Gustavo Schmidt e também foi acompanhada por representantes do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), da Polícia Militar Ambiental e da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Saquarema.

A vistoria técnica foi realizada como consequência do trabalho do Conselho Gestor do Subcomitê da Lagoa de Saquarema, no âmbito do CBHLSJ, que vinha dialogando com a Comissão de Defesa do Meio Ambiente da Alerj desde fevereiro deste ano. Na ocasião foram visitados o Aterro Controlado do Município, uma propriedade privada às margens do rio Roncador e uma empresa do ramo de produção de grama, localizada no distrito de Sampaio Corrêa.

No primeiro local, a equipe da CDMA verificou a presença de resíduos sólidos, como restos de comida e objetos em geral, deixados junto às margens do rio, causando danos à fauna e flora desse ambiente. Devido a isso, a instituição recomendou à Prefeitura de Saquarema, responsável pela fiscalização ambiental da área, que dialogue com a sociedade para o cumprimento das normas de proteção ambiental.

No Aterro Controlado de Saquarema, as denúncias de desmatamento e vazamento de chorume não foram confirmadas. Mesmo assim, a CDMA vai requerer aos responsáveis que enviem à Comissão toda a documentação relativa ao licenciamento e ao processo de remediação da área, que, antes de 2017, era utilizada como vazadouro de lixo, sem qualquer controle ambiental.

Outro local visitado foi a sede de uma empresa produtora de grama, localizada no distrito de Sampaio Corrêa, também no município de Saquarema. A equipe verificou a documentação e tomou ciência do andamento do processo de licenciamento do empreendimento. Não foram percebidas irregularidades em relação às práticas ambientais da empresa.

“Quero agradecer à população local, em especial aos representantes do Comitê de Bacia Lagos São João, que estão sempre ao nosso lado, zelando pela região. Vamos manter contato com as autoridades do município para que os problemas verificados sejam sanados o mais rapidamente possível”, afirmou o deputado Gustavo Schmidt, presidente da CDMA, em entrevista ao portal de notícias gbnews.

“As vistorias foram bem-sucedidas. Já nos foram encaminhados quatro ofícios em referência ao corpo hídrico do Roncador e à situação da mata ciliar. Agora, após as vistorias, nos caberá como sociedade dialogar com os atores municipais”, complementou o membro do Conselho Gestor do Subcomitê da Lagoa de Saquarema, Vinícius Mendes.