CBH Macaé vai realizar cadastro de agricultores para o projeto Agroecologia nas Montanhas

Projeto tem objetivo de fomentar o uso sustentável das águas e do ambiente, por meio da transição dos métodos de agricultura convencional para os métodos agroecológicos

O Comitê de Bacia Hidrográfica dos rios Macaé e das Ostras (CBH Macaé) vai promover, neste sábado (24), no sítio Maravilha, em Benfica – São Pedro da Serra, distrito de Nova Friburgo, a primeira reunião de cadastramento dos agricultores para auxílio técnico e financeiro em práticas agroecológicas. O objetivo desta ação é alcançar os produtores rurais de São Pedro da Serra e Lumiar. As outras reuniões acontecerão no dia 27/06, em Macaé de Cima e no dia 07/07 no centro de Lumiar, na Ação Rural.

As estratégias devem considerar a redução da utilização de fertilizantes sintéticos e agrotóxicos nas unidades produtivas e a adoção de práticas de conservação do solo, a fim de reduzir a erosão e o assoreamento dos corpos hídricos, para, assim, preservar e melhorar a qualidade da água. Os beneficiados pelo projeto receberão auxílio técnico e financeiro para a implantação de experiências agroecológicas.

O Projeto Agroecologia nas Montanhas foi incluído como prioritário no Plano Plurianual de Investimentos da Região Hidrográfica dos rios Macaé e das Ostras (RH-VIII). Ele vai colaborar para o uso sustentável das águas e do ambiente, com suporte aos proprietários rurais para a transição dos métodos de agricultura convencional para os métodos agroecológicos.

As atividades terão início a partir da Área de Preservação Ambiental Estadual de Macaé de Cima (APA Macaé de Cima), relevante Unidade de Conservação de Uso Sustentável que abrange a sub-bacia do Alto Rio Macaé. O projeto vai atuar também na sensibilização dos moradores, que receberão instruções sobre o desenvolvimento de atividades econômicas em conjunto com a conservação dos recursos naturais e dos corpos hídricos.