CBH Macaé tem trabalho premiado durante o 10º ECOB-RJ

Publicação aborda o programa de Pagamentos por Serviços Ambientais e Boas Práticas

Representantes do Grupo de Trabalho de Pagamento por Serviços Ambientais (GT-PSA) do Comitê de Bacia Hidrográfica dos rios Macaé e das Ostras (CBH Macaé) foram premiados durante a 10ª edição do Encontro de Comitês de Bacias Hidrográficas do Rio de Janeiro (ECOB-RJ) o maior evento sobre a gestão de recursos hídricos do estado, foi realizado pelo Fórum Fluminense de CBHs, de 30 de novembro a 3 de dezembro em Vassouras.

A premiação foi concedida aos autores Maria Inês Paes Ferreira, representante do IFF Macaé, Affonso Henrique Albuquerque Júnior, representante da Emater, Katia Regina Schottz Coelho de Albuquerque, representante do Instituto Bioacqua, Leideane Freire da Silva, representante da Ama Lumiar, Alice Sá Rego de Azevedo e Adriana Miguel Saad, representantes do CILSJ, pela exposição de um trabalho de pesquisa sobre o programa de Pagamentos por Serviços Ambientais e Boas Práticas do Comitê. A publicação ficou em 2º lugar na categoria de Melhor Trabalho, entre 51 trabalhos apresentados.

O Programa PSA e Boas Práticas é um instrumento econômico que segue o princípio “protetor-recebedor”, por meio da recompensa e incentivo aos proprietários e possuidores de imóveis, pelos serviços ambientais prestados, que geram benefícios para toda a sociedade. Esse tipo de incentivo melhora a rentabilidade das atividades de proteção e de uso sustentável de recursos hídricos.

Essa estratégia, que já está presente na atuação do Instituto Estadual do Ambiente (INEA) e nas políticas públicas, em níveis estadual e federal, agora também estará disponível, incialmente, na região do alto curso do Rio Macaé no município de Nova Friburgo e na medida que o Comitê de Bacia destinar mais recursos para o programa será disponibilizado para toda a Região Hidrográfica dos rios Macaé e das Ostras (RH-VIII), apoiando o desenvolvimento de ações de conservação das águas e florestas. As boas práticas socioeconômicas e ambientais são as ações e projetos que visam a recuperação ambiental e o manejo sustentável da paisagem e dos recursos hídricos.