Prezado visitante, informamos que nosso site está passando por atualizações.
Pedimos desculpas por qualquer transtorno. Obrigado pela compreensão.

CBH Macaé realiza IV Fórum da Sociedade Civil com foco no saneamento básico

Programação foi realizada nesta terça-feira (18) no Parque dos Pássaros, em Rio das Ostras

O Comitê de Bacia Hidrográfica dos rios Macaé e das Ostras (CBH Macaé) realizou, na terça-feira (18/07), o IV Fórum Setorial da Sociedade Civil Professor Elmo Amador. O evento foi no Parque dos Pássaros, em Rio das Ostras, e contou com a presença da professora Beatriz Rohden Becker, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

O tema desse ano foi “A participação da sociedade civil na reconstrução das políticas públicas de recursos hídricos na RH VIII: O CBH e o saneamento básico”.

Em sua palestra, a professora Beatriz Becker abordou o Novo Marco Legal do Saneamento Básico e a gestão sustentável das águas.

A coordenadora da Câmara Técnica de Educação Ambiental, Comunicação e Mobilização Social (CTEACOM) do CBH Macaé e professora da Universidade Candido Mendes de Nova Friburgo, Virgínia Sá Rego, destacou os objetivos do Fórum, apresentou e relacionou diversos tópicos sobre o panorama do saneamento básico nos municípios da Região Hidrográfica Macaé e das Ostras, com foco na coleta e tratamento de esgoto, abastecimento de água e gestão de resíduos sólidos.

“A gente sabe que é um desafio muito grande conciliar múltiplos interesses, múltiplas visões sobre o que deveria ser o desenvolvimento socioambiental da nossa região. E por isso estamos aqui para dialogar e buscar essa troca de informações com a sociedade civil, a fim de proporcionar melhores condições para a conservação das águas da nossa Bacia Hidrográfica”, disse Virgínia.

Para a estudante Rosileia Queiroz Valadão, moradora de Macaé, a programação trouxe conhecimentos importantes sobre o sistema de saneamento.

“O evento foi maravilhoso e muito rico em conhecimento. A gente percebe que não dá para falar em melhores condições de vida se não tivermos saneamento básico e uma boa qualidade da água que consumimos”, afirmou ela.