O Consórcio Intermunicipal Lagos São João (CILSJ) promoveu, nesta quarta-feira (24), uma reunião com secretários municipais de Meio Ambiente e Saneamento, e com o Instituto Estadual do Ambiente (Inea), para discutir sobre projetos ambientais nos bairros Nova Cidade e Liberdade, em Rio das ostras e também no distrito do Frade, no município de Macaé, ambos na Região Hidrográfica dos rios Macaé e das Ostras (RH VIII).
O encontro foi realizado na sede do escritório de projetos do Comitê de Bacia Hidrográfica dos rios Macaé e das Ostras (CBH Macaé). Entre os presentes esteve o presidente de Autarquia Municipal de Serviço Autônomo de Água e Esgoto do Município de Rio das Ostras, Alexandre Beleza Romão. Ele abordou os projetos de ampliação do sistema de esgotamento sanitário e o Plano Municipal de Saneamento Básico.
“É de extrema importância essa parceria entre o município de Rio das Ostras e o CILSJ, por meio do Comitê Macaé, pois juntos podemos elaborar e executar projetos de saneamento que objetivam a melhoria das condições ambientais e, consequentemente, a melhoria da condição de vida da população”, disse Alexandre.
O secretário adjunto de Saneamento da Prefeitura de Macaé, Ricardo Moreira, destacou as parcerias promovidas entre o Governo Municipal e o Comitê de Bacia.
“Os investimentos em saneamento e o bom funcionamento das Estações de Tratamento de Água (ETAs) propiciam melhor qualidade de vida e de saúde aos moradores da região. Não estamos medindo esforços para avançar com os projetos”, disse.
A Secretária Executiva do CILSJ, Raquel Trevizam, também se reuniu com o Superintendente do Instituto Estadual do Ambiente (INEA/Macaé), Jorge Ronaldo Paes Leme e com o Chefe de Licenciamento no Instituto Estadual do Ambiente (INEA/Macaé), Carlos Fellipe Jaccoud, para tratar de futuros projetos do CILSJ, além de realizar a apresentação da atual gestão do Consórcio.