Prezado visitante, informamos que nosso site está passando por atualizações.
Pedimos desculpas por qualquer transtorno. Obrigado pela compreensão.

CBH Macaé Ostras participa de Oficina Regional sobre Agenda 2030 e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Encontro realizado no IFF Campus Macaé reuniu representantes da região para contribuir com a construção da Revisão Local Voluntária do Estado do Rio de Janeiro

Membros do CBH Macaé Ostras participaram, nesta quinta-feira (01), da Oficina Regional para Revisão Local Voluntária (RLV) do Estado do Rio de Janeiro, realizada no auditório do Instituto Federal Fluminense (IFF), Campus Macaé. A atividade reuniu representantes de diferentes instituições em torno da Agenda 2030 e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), promovendo a identificação de desafios, iniciativas e contribuições desenvolvidas nos territórios.

Promovida pela ONU-Habitat, agência das Nações Unidas voltada aos assentamentos humanos, em parceria com o Governo do Estado do Rio de Janeiro, a oficina fez parte de uma série de encontros regionais destinados a apoiar a construção e validação da Revisão Local Voluntária estadual. A proposta é aproximar os ODS das realidades municipais e reunir experiências que já contribuem, em diferentes áreas, para os compromissos estabelecidos pela Agenda 2030.

A programação foi conduzida pelo analista da ONU-Habitat Felipe Sacramento, que apresentou aos participantes como funciona a elaboração da RLV e de que forma o instrumento permite sistematizar e avaliar políticas públicas, programas, projetos e outras iniciativas desenvolvidas no território a partir de sua relação com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Durante a apresentação, também foi destacada a importância da RLV para aproximar o planejamento e as políticas públicas das metas da Agenda 2030. O processo busca ainda dar visibilidade às iniciativas desenvolvidas nos territórios, favorecer a transparência e estimular a articulação entre diferentes esferas do poder público e atores locais.

A oficina faz parte da iniciativa Rio Inclusivo e Sustentável, desenvolvida pelo Governo do Estado em parceria com a ONU-Habitat. A iniciativa tem como foco contribuir para o fortalecimento da adaptação e da resiliência urbana e climática no território fluminense, tendo como referências a Agenda 2030 e os princípios da Nova Agenda Urbana.

Entre os objetivos considerados no levantamento das iniciativas está o ODS 6 – Água Potável e Saneamento, diretamente relacionado à atuação dos Comitês de Bacia Hidrográfica. O processo contempla ainda outros ODS ligados a temas como erradicação da pobreza, igualdade de gênero, saúde e bem-estar, cidades e comunidades sustentáveis e ação contra a mudança global do clima.

Além da apresentação sobre a Revisão Local Voluntária, os participantes integraram a dinâmica “Onde estamos e para onde vamos”, momento dedicado à construção coletiva de contribuições a partir das diferentes realidades territoriais representadas no encontro.

Na atividade, os membros do CBH Macaé Ostras puderam relacionar os ODS às experiências e demandas da Região Hidrográfica dos rios Macaé e das Ostras (RH-VIII), identificando desafios e apontando possibilidades de aprimoramento e ações capazes de contribuir para os objetivos estabelecidos pela Agenda 2030.

A participação no encontro também possibilitou inserir a perspectiva da gestão participativa dos recursos hídricos nesse processo, considerando a relação da água com diferentes dimensões do desenvolvimento sustentável, como saneamento, conservação ambiental, adaptação às mudanças climáticas, qualidade de vida e planejamento territorial.

Segundo Felipe Sacramento, as contribuições reunidas durante a oficina serão encaminhadas à Comissão Estadual e passarão a integrar o processo de elaboração da Revisão Local Voluntária do Estado do Rio de Janeiro.

Representaram o CBH Macaé Ostras na atividade a diretora-presidente, Maria Inês Paes Ferreira; o diretor-secretário executivo, Thièrs Wilberger; a coordenadora da Câmara Técnica de Educação Ambiental, Comunicação e Mobilização Social (CTEACOM), Thayná Fernandes; além da equipe técnica do Consórcio Intermunicipal Lagos São João (CILSJ), em atendimento ao Comitê.