Prezado visitante, informamos que nosso site está passando por atualizações.
Pedimos desculpas por qualquer transtorno. Obrigado pela compreensão.

Comitê Lagos São João apresenta “case” de recuperação da Lagoa de Araruama em evento Nacional de Qualidade Ambiental

Durante o evento foram destacados os resultados socioeconômicos e ambientais da recuperação da Lagoa de Araruama como modelo de sucesso para outras regiões, como a Baía de Guanabara

Na última quarta e quinta-feira, dias 11 e 12 de setembro, o Presidente do Comitê de Bacia Hidrográfica Lagos São João (CBHLSJ), Eduardo Pimenta, marcou presença no 2º Encontro Nacional de Qualidade Ambiental, realizado na sede da Concessionária Águas do Rio, no município do Rio de Janeiro. O evento promovido pelo grupo AEGEA reuniu representantes de mais de 500 municípios brasileiros com foco em resiliência e sustentabilidade ambiental.

Dentre os diversos casos apresentados, o destaque ficou para o trabalho desenvolvido pelo CBHLSJ na recuperação da Lagoa de Araruama. O Presidente Eduardo Pimenta apresentou estudos que evidenciaram os benefícios socioeconômicos e ambientais proporcionados pela recuperação da saúde da Lagoa de Araruama, que impactou positivamente toda a Região dos Lagos.

“O evento foi muito interessante e de grande relevância. Tivemos a oportunidade de mostrar como a recuperação da Lagoa de Araruama trouxe avanços significativos, como a melhora na produção pesqueira e a obtenção da certificação Bandeira Azul nas praias lagunares”, afirmou Eduardo Pimenta.

A apresentação do comitê trouxe à tona indicadores de sucesso que refletem não só na conservação ambiental, mas também no desenvolvimento turístico da região. Pimenta destacou que a iniciativa, fruto de um esforço coletivo com a Universidade Veiga de Almeida e outras parcerias institucionais, serviu de inspiração para projetos similares em outras regiões do Brasil.

“O trabalho que realizamos aqui inspirou até mesmo iniciativas para a recuperação da Baía de Guanabara”, completou Pimenta. Segundo ele, a estratégia utilizada para a blindagem da Baía com a implementação de um cinturão a tempo seco segue o exemplo da abordagem adotada na Lagoa de Araruama, mostrando o potencial de replicação do modelo.

O evento reforçou a importância da colaboração entre instituições privadas e públicas na busca por soluções sustentáveis para a conservação dos recursos hídricos.